Ficha dos Produtos
Esta tabela deve ser criada com a máxima exactidão e de uma forma sistemática e exaustiva pois os produtos são a base do trabalho da empresa. No caso de o ao movimentar não tiver o produto criado é possível fazê-lo no momento através da lista de produtos.
Como a tarefa de criar um produto é demorada é preferível ter o máximo de produtos criados.
Ilustração 8 – Produto (Geral)
No separador Geral é possível definir os seguintes atributos:
|
Descrição |
IVA |
Taxa de IVA que vai ser aplicado ao produto no acto da facturação, salvo a excepção do cliente ser intracomunitário ou externo. |
Preço Unitário |
Preço unitário do produto que é utilizado por defeito. O preço unitário que é utilizado no acto da facturação depende da classe de preços que estiver a ser utilizada. |
Tipo Produto |
Neste atributo é possível classificar o produto em Mercadoria, Serviços, Matérias-primas, Outros Bens e Serviços e Imobilizado. Este atributo tem como objectivo o tratamento estatístico e contabilístico. |
Data Criação |
Data em que foi criado o produto. |
Ligação a Stocks |
Quando esta opção está seleccionada o produto movimenta stocks. |
Sujeito a Retenção |
Indica se o produto está sujeita a retenção. Quando a opção está seleccionada o produto é considerado no cálculo da retenção no acto da liquidação. |
Família |
Classifica o produto numa determinada família. Este atributo tem como objectivo o tratamento estatístico, contabilístico, de gestão de stocks e para a simplificação na organização e pesquisa de produtos na sua movimentação. |
Sub-Família |
Classifica o produto dentro de uma família. O objectivo é o mesmo que a classificação na família só que num nível mais detalhado. |
Código de Barras |
Define o código de barras do produto que pode ser utilizado no lançamento das linhas do editor de vendas/compras. |
Ilustração 9 – Produto (Stocks)
Atributo |
Descrição |
Armazém Sugestão |
Define o armazém a utilizar por defeito no acto da venda ou compra. Quando o produto é lançado na linha do documento é preenchido o armazém da linha a movimentar pelo armazém definido neste atributo. |
Custo Médio |
Apresenta o Custo Médio do produto. Este atributo é calculado automaticamente pelo sistema todas as vezes que o produto é movimentado. |
Custo Padrão |
É um preço que pode ser utilizado como sugestão ou referência. |
Custo Último |
Apresenta o último custo do produto utilizado. |
Peso |
Peso do produto. |
Volume (X, Y, Z) |
Volume do produto em função das suas três dimensões. |
Últimas Dadas |
Apresenta as últimas datas de movimentação do produto. A datas de Entrada e Saída de stocks e as datas dos últimos documentos de Venda e Compra. |
Stock Actual |
Apresenta o stock actual do produto. Este valor pode ser controlado através dos mapas de controlo de stocks. |
Stock Mínimo |
Define o stock mínimo do produto. Este valor é utilizado nos mapas de controlo de stock como referência para a ruptura de stock mínimo. |
Stock Máximo |
Define o stock máximo do produto. Este valor é utilizado nos mapas de controlo de stock como referência para a excedente de stock. |
Stock Reposição |
Define o stock óptimo que deve ser utilizado para a reposição do produto. |
Stock Qtd. Económica |
Define a quantidade óptima a encomendar do produto. |
Ilustração 10 – Produto (Fornecedores)
Atributo |
Descrição |
Principal |
Define o fornecedor principal do produto. |
Fornecedor |
Um dos fornecedores do produto. Para cada fornecedor do produto é possível definir o preço unitário, o desconto e a referência do fornecedor. |
Preço Un. |
Preço unitário do produto associado ao fornecedor do produto. |
Desc. (%) |
Desconto do produto associado ao fornecedor do produto. |
Referência |
Referência do produto associado ao fornecedor do produto. |
Último doc. compra |
Último documento de compra do fornecedor onde o produto consta. |
Ilustração 11 – Produto (Outros)
Atributo |
Descrição |
Base |
Unidade base do produto que é utilizada no lançamento do produto, por defeito, no editor de vendas e compras quando a unidade de medida de venda ou compra não estão definidas. |
Venda |
Unidade de medida de venda. |
Compra |
Unidade de medida de compra. |